PASTORAL DO BATISMO

INSCRIÇÕES PARA O BATISMO DE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS DE IDADE

As inscrições para o Batismo de crianças de 0 a 6 anos de idade, poderão ser feitas aos sábados, no horário das 15h30min às 17h30min ou no mesmo dia e horário dos Encontros

OBS.:  Crianças com idade acima de 6 anos, jovens e adultos deverão ser inscritas na Pastoral da Catequese para que possam ser catequizadas. Seus pais e padrinhos deverão participar dos encontros batismais normalmente.

Documentação necessária:

Certidão de Nascimento da criança, Certidão de Casamento dos padrinhos na igreja, se forem casados, identidade dos padrinhos, se forem solteiros. (Não precisa fotocópia da documentação, basta apresentar o original no ato da inscrição)

Os Encontros Batismais acontecem aos Domingos, no horário das 16 às 18 horas, conforme programação abaixo

ENCONTROS BATISMAIS

28/SETEMBRO

14/DEZEMBRO

09/NOV

A vida cristã tem no Sacramento do Batismo, o primeiro dos Sacramentos, a sua raiz e o seu início. Cristo o instituiu para que todos tenham a vida nova e o confiou à sua Igreja: “Ide, pois, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a cumprir tudo quanto vos tenho mandado”.

O Sacramento do Batismo é concedido à criança pela fé e compromisso assumidos pelos pais e padrinhos, tomando-a filha de Deus e efetivando-a na igreja católica.

O Sacramento do Batismo, necessário para a salvação, é a porta e o fundamento de todos os Sacramentos da Igreja. Quem não o tiver recebido, não poderá ser validamente admitido aos outros Sacramentos.

O Sacramento do Batismo liberta o batizando dos pecados, o regenera espiritualmente, o constitui filho de Deus por meio do Mistério da Graça e o configura a Cristo com caráter indelével, tornando-o participante do seu tríplice múnus: sacerdotal, profético e real.

O Sacramento do Batismo incorpora o batizando à Igreja e nela o constitui pessoa, sujeito dos direitos e deveres próprios de todo cristão.

A Pastoral do Batismo da Capela São Judas Tadeu, da comunidade de Vila Peri, composta por leigos engajados, é um serviço de apoio, incentivo e colaboração que a Comunidade Paroquial oferece aos pais, na sua missão de primeiros e principais educadores de seus filhos.

Importante ministério na vida de Igreja, a Pastoral do Batismo testemunha, anuncia e promove a vida humana em dignidade e liberdade. Procura abrir caminhos e espaços, integrando e promovendo a participação das famílias na vida e missão da Igreja para bem educarem seus filhos na fé cristã católica.

A Pastoral do Batismo tem assim por objetivo primordial promover a devida preparação para uma frutuosa recepção, celebração e vivência do Sacramento do Batismo, de acordo com as Normas Pastorais contidas no Diretório Pastoral  Litúrgico-Sacramental.

Para melhor desempenhar sua função, a Pastoral do Batismo é dividida nas seguintes equipes:

. Acolhida: Acolhe os pais e padrinhos para inscrições, freqüências e dirime quaisquer duvidas relacionadas aos Encontros.

· Visita: Acompanha as famílias antes, durante e após os encontros para completar os sacramentos faltosos e posteriormente engajá-los nos serviços pastorais da igreja.

. Sala: Executa o conteúdo programático da equipe, desenvolvendo-se através de palestras, animações, oficinas e cânticos

. Celebração: Prepara as famílias para o Ritual da Celebração Batismal.

Os trabalhos pastorais (palestras, dinâmicas, teatros, cantos, oficinas etc) são desenvolvidos em temas relacionados aos evangelhos conforme abaixo:

1o ENCONTRO: Batismo de Jesus             Evangelho: Mateus 3, 13-17

Tema: Projeto de Deus e a nossa realidade

2o ENCONTRO: A parábola do Semeador.  Evangelho: Mateus 13, 1-9

Tema: A palavra de Deus

3o ENCONTRO: Oração do Pai Nosso         Evangelho: Mateus 6, 1-5

Tema: A missão de Jesus

4o ENCONTRO: Jesus é o Messias           Evangelho: Mateus.16, 13-19

Tema: A Igreja de Jesus

Requisitos necessários para a concessão do Batismo de crianças:

- Ter fé no Sacramento do Batismo;

- Vivenciar a fé em Jesus Cristo, na comunidade com o próximo;

- Que seja fundada a esperança de que a criança será educada na fé católica pelos pais,

padrinhos e comunidade;

- A criança deve ter idade máxima de 6 anos.

-  Participar da preparação catequética, que consiste em 04(quatro) Encontros para os pais, e 02(dois) para os padrinhos, conscientizando-os sobre o valor do sacramento do Batismo que estão pedindo para seus filhos e afilhados, para que tenham uma vida cristã autêntica, uma vez que o sacramento não pode ser dado de qualquer maneira, pois Jesus mesmo nos diz em: Mt 7,6 - “Não lanceis aos cães as coisas santas, não atireis aos porcos as vossas pérolas...”

Requisitos necessários para ser Padrinho e Madrinha:

-  Amar a Deus acima de tudo e de todos;

-  Vivenciar os dogmas da igreja Católica Apostólica Romana;

-  Ter consciência da missão que está abraçando;

-  Assumir a responsabilidade sobre a criança, nos aspectos religioso, educacional e financeiro, se esta vier a perder seus pais;

-  Ter recebido o sacramento do matrimônio na igreja Católica;

-  Se solteiro(a), ter idade acima de 16 anos;

OBS.: Ser padrinho ou madrinha não é um prêmio, mas sim um compromisso para toda vida.

A Pastoral do Batismo prepara pais e padrinhos para o Batismo de seus filhos em 04(quatro) turmas anualmente, sendo que cada turma é divida em 4(quatro) Encontros, que acontecem aos Domingos, no horário das 16 às 18 horas.

A Pastoral do Batismo da Capela São Judas Tadeu tem a seguinte Coordenação

(Biênio 2013/2014):