PASTORAL DO IDOSO – GRUPO SÃO JUDAS TADEU

HISTÓRICO

A pastoral do idoso na comunidade Vila Pery começou de forma incipiente, com a realização de encontros com idosos para a comemoração de datas festivas: natal, dia do ancião, festa junina, etc.

Antes da Pastoral ser formalmente constituída, a programação desenvolvida com os idosos constava de dinâmicas, sorteios, café, e entrega de cestas básicas.

O êxito desses encontros repercutiu e, após dois anos de atividades, já com 48 idosos cadastrados, durante uma das reuniões do Encontro de Casais com Cristo da paróquia, um grupo sugeriu a criação da pastoral, com encontros sistemáticos mensais, visitas e outras atividades.

Essa idéia floresceu e, no dia 12 de dezembro de 1999, foi organizada uma celebração Litúrgica de Natal com idosos, sendo oficialmente lançada a semente dessa pastoral pelo grupo Legião de Maria.

A metodologia da pastoral pode ser assim sintetizada:

Mensalmente, consoante a programação estabelecida, o grupo responsável reúne os idosos para um café da manhã, estando inserido no programa um momento de oração e dinâmicas variando estas de conformidade com as datas que a igreja esteja celebrando, ou seja, o Natal, o mês da Bíblia, Páscoa, Quaresma, etc.

Essa pastoral realiza também um trabalho de visita domiciliar aos idosos cadastrados, para acompanhamento mais efetivo dos coordenadores.

Além disso às terças-feiras ,das 15:00 às 17:00 horas, os idosos contam com benefícios da terapia ocupacional, trabalho coordenado por membros da equipe da pastoral.

A pastoral do idoso da Igreja São Judas Tadeu realiza todas as primeiras sextas-feiras de cada mês a “campanha do quilo”, com mantimentos e donativos arrecadados na missa da comunidade, são preparadas e distribuídas cestas básicas, para serem destinadas aos idosos mais carentes, e , portanto, com maiores dificuldades de subsistência. Para tanto é realizada uma triagem prévia, que viabiliza as doações.

Participam como voluntários dessa pastoral diversos colaboradores que contribuem com a realização do café mensal oferecido aos idosos. Tais colaboradores oferecem doações espontâneas, embora não participem diretamente do trabalho pastoral. Ajudam doando parte do necessário para o lanche.

O grupo responsável pela pastoral também se preocupa com a promoção de passeios  de lazer, educativos ou religiosos.

Ano passado o grupo conseguiu junto a Cáritas o patrocínio de um projeto de artesanato, música, e auto-estima que funcionou a nível paroquial.

Este ano estamos desenvolvendo o projeto “DUAS MÃOS”, quer dizer uma para receber, outra para dar, que teve sua primeira ação com a campanha de material de higiene pessoal doados pelos próprios idosos, e levados a Casa Vida. Podemos dizer que como primeira campanha do tipo foi um verdadeiro sucesso com a arrecadação de mais de 40 tubos de pasta, alguns sabonetes, escovas de dente e até toalha, que foram entregues por dois idosos e dois membros da pastoral lá na Casa Vida no dia 5 de junho de 2007.

REGISTROS FOTOGRÁFICOS DE ALGUMAS ATIVIDADES

Café no 1º domingo de cada mês:

Café do idoso 1

Café do idoso 2

Café do idoso 3

Café do idoso 4

Páscoa dos idosos e seus netos

Páscoa 1

Páscoa 2

Natal dos idosos

Natal 1

Natal 2